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quinta-feira, 1 de abril de 2010

Formatação de Relatórios

Dados para a formatação das páginas
1. Papel A4
2. Fonte: Times New Roman – normal, tamanho 12 para título e 11 para conteúdo, texto justificado
3. Margem superior: 2,5 cm
4. Margem inferior: 2,5
5. Margem esquerda: 3 cm
6. Margem direita 2 cm
7. Numerar as páginas a partir da introdução, mas contar todas as anteriores.

I - Resumo
Definição do dicionário:

1. Apresentação concisa, do conteúdo de um artigo, livro.
2. Exposição abreviada de uma sucessão de acontecimentos, das características gerais de alguma coisa, etc., tendente a favorecer sua visão global.
3.Exposição sintetizada de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos, das características básicas de alguma coisa, com a finalidade de transmitir uma idéia geral sobre seu sentido
Ex.: o narrador fez um resumo. expressivo dos acontecimentos
4. Apresentação abreviada do texto ou conteúdo de livro, peça teatral, argumento de filme etc.
5. Recapitulação breve, sucinta.

É quando se retira de um texto as idéias principais do autor lido. Você escreve com as suas palavras e também pode- se fazer transcrições, ou seja, citações diretas, que é transcrever para o resumo trechos da escrita do autor exatamente como estão no texto lido, que sempre deverão ficar em destaque gráficos, entre aspas, negrito ou em itálico. Caso essa transcrição ultrapasse mais de três linhas, deverá ser escrita com recuo de 4 cm, em fonte 10. Deve constar no cabeçalho a bibliografia completa do texto ou livro lido. Não deve ultrapassar 250 palavras.

II - Resenha
Definição do dicionário:

1. Descrição feita com detalhes, com pormenores
2. Contagem, conferência, verificação
3. Rubrica: jornalismo.
Tipo de resumo de texto de extensão maior que a da sinopse
4. Rubrica: jornalismo.
Análise crítica ou informativa de um livro; recensão
5. Rubrica: jornalismo.
Notícia jornalística que desce a detalhes da ocorrência e a analisa por diversos ângulos

É um resumo, mas, além de trazer as idéias centrais do autor lido, traz uma análise a respeito do conteúdo. Aqui deve se evidenciar seus comentários, impressões, questionamentos e análise sobre o assunto. Informe primeiro a bibliografia do texto ou do livro que foi lido. Logo após está identificação deve constar o nome completo de quem está escrevendo o referido documento. Faça a resenha alternando o resumo das idéias do autor, acrescidas de suas interpretações, análise, questionamento e posicionamento.
Tipo de pasta recomendada para o arquivamento do material coletado durante a pesquisa, resumos, resenhas e/ou outros: PASTA CLASSIFICATÓRIA.

III - Relatório
Definição do dicionário:
1. Conclusões às quais chegaram os membros de uma comissão (ou uma pessoa) encarregada de efetuar uma pesquisa, ou de estudar um problema particular ou um projeto qualquer
2. Exposição pela qual uma pessoa apresenta o essencial de sua própria atividade ou de um grupo ao qual pertence
3. Rubrica: informática.
Documento de saída, preparado por um sistema de processamento de dados
4. Rubrica: termo jurídico.
Parte da decisão judicial em que se expõem os fatos e questões debatidos no processo
5. Rubrica: termo jurídico.
Narrativa elaborada pela autoridade policial após o fim do inquérito policial, contendo as investigações feitas para a averiguação dos indícios de autoria e da existência do fato criminoso, que servirão posteriormente de base ao oferecimento da ação penal

6. Narração ou descrição verbal ou escrita, ordenada e mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou: o relatório de uma testemunha, de um médico.
7. Exposição das atividades de uma administração ou duma sociedade.
8. Exposição e relação dos principais fatos colhidos por comissão ou pessoa encarregada de estudar determinado assunto.
9. Exposição dos fundamentos de um voto ou de uma opinião. [Cf. parecer (12).]
10. Exposição prévia dos fundamentos de uma lei, decreto, decisão, etc.

Exposição escrita ou falada de fatos ou eventos destacando data, local( Instituição, Empresa, Praça, Área rural e urbana-identificando suas localizações com detalhes), público alvo, horário de início e final, relato do que ocorreu passo a passo, item por item, dos fatos.Um relatório tem como objetivo principal relatar/retratar um fato tal como ele aconteceu/ocorreu sem que haja emissão de opinião, agradecimentos pessoais. Ex: Se você vai relatar sobre caminhada, debate, exposição de assuntos, atividade e/ou projeto comunitário, detenha-se apenas nos fatos tal qual estão acontecendo, observando os elementos da ação que são requeridos no cartão(isso é determinante para que seu relatório seja aceito).
Relatórios de requisitos para a formação

Os relatórios solicitados nos cartões de formação compõe o desenvolvimento de trabalho. São obrigatórios quando requisitados e opcionais quando solicitados pelo regional ou responsável direto pela formação, podendo estes últimos fazer parte dos anexos.

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